4 Livros de Educação Financeira para Iniciantes

Livros de Educação Financeira para Iniciantes

4 Livros de Educação Financeira para Iniciantes

Eu sempre fui muito focado no gastar menos que ganha, então pensado nisso separei uma lista de 4 Livros de Educação Financeira para Iniciantes Livros??? Sim, aqueles objetos “jurássicos” mudaram minha vida financeira de um jeito que você nem imagina.

Já aconteceu com você também? Aquela sensação de olhar pro extrato bancário e pensar: “Ué, cadê meu dinheiro?” Rapaz, isso acontece todo santo mês com vários brasileiros. O salário caí na conta e, num piscar de olhos, já tinha evaporado que nem água em dia de calorão.

Como os livros de educação financeira para Iniciantes salvaram meu bolso

A Educação Financeira virou meu porto seguro. Mas calma lá! Não precisei virar expert em economia nem ficar decifrando gráficos complicados. Xii, longe disso! Só precisei das leituras certas.

Tem gente que pensa que pra melhorar de vida só aumentando o salário. Será mesmo? E se eu te contar que às vezes o problema não tá na grana que entra, mas no buraco por onde ela escapa?

Olha, vou ser sincero. No começo achava que livro de finanças era um saco. Coisa de gente metida a besta. Mas aí encontrei autores que falam numa boa, como se fossem aquele seu tio gente boa explicando as coisas no churrasco de domingo.

Esses Livros de Educação Financeira para Iniciantes são bem leves e de fácil leitura. Recomendo até para os adolescentes.

Quem sabe eles não dão aquela luz pra você também?

1. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Meu Deus, esse livro me deu um sacode! Foi o primeiro que me fez pensar diferente sobre dinheiro. O cara conta como cresceu ouvindo dois “pais” falando sobre grana – o pai biológico (o tal do pai pobre) e o pai do melhor amigo dele (o pai rico).

E qual era o negócio? Um trabalhava pra ganhar salário, o outro fazia o dinheiro se multiplicar sozinho. Simplão assim, o Kiyosaki mostra como a cabeça dos ricos funciona diferente.

O que mais me pegou foi entender a diferença entre coisas que enchem e que esvaziam nosso bolso. Tipo, comprei um carrão achando que tava arrasando, mas esqueci de calcular gastos com gasolina, seguro, manutenção… Pois é, a gente pisa na bola mesmo!

👉 Compre aqui o livro Pai Rico, Pai Pobre

2. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Vixe, esse livro foi tipo um tapa na cara – daqueles que a gente precisa! O Eker manda a real: nossos problemas com dinheiro começam na nossa cachola, com as ideias malucas que a gente carrega.

Lá em casa era direto: “dinheiro não cresce em árvore”, “rico só fica rico passando os outros pra trás”. Nossa, como essas frases entram na cabeça da gente! Aí o autor vai lá e explica como essas ideias podem ferrar com nossas finanças sem nem percebermos.

O bacana é que ele dá uns exercícios pra gente identificar e mudar esse pensamento torto sobre grana. Depois de ler, comecei a prestar atenção naquela vozinha na minha cabeça falando sobre dinheiro – e adivinha? Era ela que me fazia gastar à toa!

👉 Compre aqui o livro Os Segredos da Mente Milionária

3. Me Poupe! – Nathalia Arcuri

Ah, esse é brazuca e arrebenta! A Nath fala de dinheiro do jeito que a gente conversa no bar com os amigos. Ela mesma estava endividada e virou investidora com métodos nada de outro mundo.

Por que adorei esse livro?

  • Usa exemplos que fazem sentido pra nossa vida real, nada de coisa de americano rico
  • É engraçado, dá pra dar umas risadas enquanto aprende
  • Vai direto ao ponto, sem encher linguiça

Minha parte preferida? Quando ela fala dos “ralos de dinheiro”. Sério, anota tudo que você gasta num mês. Aquele açaí todo dia, a assinatura do streaming que você mal usa, o Uber quando dava pra ir de ônibus… Quando fiz isso, quase caí duro! A grana some em coisas que nem lembro de ter comprado.

👉 Compre aqui o livro Me Poupe!

4. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Esse é velho, mas é bom que só! Escrito lá pelos anos 1920, conta histórias de um cara chamado Arkad, o ricão da antiga Babilônia. O mais doido é que as dicas continuam valendo hoje em dia.

As regras são simples de entender:

  • Guarde um pedacinho (pelo menos 10%) de toda grana que cair na sua mão
  • Viva com menos do que você ganha (tá aí uma que eu demorei pra aprender!)
  • Faça seu dinheiro trabalhar pra você (não o contrário)
  • Proteja seu suado dinheirinho de investimentos furados

O que mais me impressionou foi ver que as regras pra ficar bem de vida são as mesmas há mais de 3 mil anos. Não tem fórmula mágica nem segredo de riqueza. É comer o pão que o diabo amassou mesmo: ter disciplina, paciência e aprender sempre.

👉 Compre aqui o livro O Homem Mais Rico da Babilônia

Como sugar até a última gota desses livros

Aprender sobre dinheiro é igual aprender a andar de bike. No começo você cai, se rala todo, mas depois que pega o jeito, nunca mais esquece. Umas dicas que funcionaram comigo:

  • Leia devagar, um livro de cada vez. Não é corrida, poxa!
  • Pega um caderninho e anota o que te fez pensar “caramba, isso faz sentido!”
  • Começa aplicando uma coisinha por vez. Roma não se fez em um dia.
  • Não se mate de culpa se errar. Errei muito e continuo errando!
  • Bata um papo sobre o que aprendeu. Ensinar é a melhor forma de aprender.

O que você não pode esquecer:

  • Educação financeira é igual cuidar do corpo – é pra vida toda
  • O problema geralmente tá na nossa cabeça, não no tamanho do salário
  • Pequenos hábitos fazem uma baita diferença no fim do mês
  • Qualquer um pode investir, mesmo com pouco (comecei com 50 pila por mês!)
  • O que você aprende sobre dinheiro é um presente que você dá pros seus filhos
  • Disciplina bate salário alto qualquer dia. Conheço gente que ganha pouco e tem mais reserva que muito ricaço por aí!

Escolhe um desses livros e começa hoje. Não precisa nem comprar, vai na biblioteca! Te garanto que sua relação com dinheiro vai mudar da água pro vinho. E aí, qual desses livros te deu mais curiosidade?

Compartilhe esse post

Avatar photo

Olá! Sou Marcelo Menezes, especialista em educação financeira com mais de 5 anos de experiência transformando a relação das pessoas com o dinheiro. Como investidor experiente, descobri que o verdadeiro poder financeiro está na organização e no conhecimento. Minha missão? Ajudar você a sair do vermelho, organizar suas contas e finalizar o mês com dinheiro sobrando.

Publicar comentário